segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

A VERDADE POR TRAS DAS MUSICAS INFANTIS

Se você prestar atenção, ou mesmo tiver um bom senso critico, você poderar reparar em algumas canções de ninar, e também cantigas de roda que são passadas de geração por geração, elas possui um pouco do lado adulto. Se você reparar bem, existe um significado oculto em quase todas as musicas infantis, e também historia. E hoje nós vamos tratar deste assunto.

Todos nós ja ouvimos a seguinte cantiga:
"O cravo brigou com a rosa, debaixo de uma sacada,o cravo ficou doente, e a rosa despedaçada"

Se você olhar bem, essa cantiga pode significar comforme algumas pessoas estudiosos ja repararam na psicologia por trás das musicas infantis, de uma briga domestica. A violencia entre o casal que termina totalmente agressiva, com o homem agredindo a mulher, e a mulher também agredindo o homem, e após isso, o cravo fica doente, e a rosa a sua amada vai visitalo, então ele desmaia e a rosa começa a chorar, porque na briga o cravo fico ferido, então as pessoas acredita que a rosa na verdade é uma mulher, que acabou agredindo de uma forma muito forte e o marido infelizmente chegou a óbito. Essa musica serve para retratar de forma indireta, algumas violencias dosmesticas que aconteciam. Se você nunca ouviu a cantiga do pobre cego eu vou deixar abaixo para vocês.

Minha mãe acorde, de tanto dormir. Venha ver o cego. Vida minha. Cantar e pedir. Se ele canta e pedi. De-lhe pão e vinho. Mande o pobre cego. Vida minha. Seguir seu caminho.
Não quero teu pão, nem também teu vinho. Quero só que minha vida. Vida minha. Me ensine o caminho. Anda mais aninha. Mais um bocadinho. Eu dou pobre cego. Vida minha. Não vejo o caminho.

Essa cantiga fala sobre a historia de um pobre garoto cego que precisava de ajuda para descobrir o caminho para saber como andar e como conseguir caminhar sem se machucar nesse mundo. Essa cantiga também fala sobre as dificuldades que as pessoas que não possui a visão, sofre no dia a dia. Algumas cantigas também serve para alerta as crianças como por exemplo:

A canoa virou pois deixar ela virar, foi por causa de maria que não soube nadar.

Se eu fosse um peixinho e soubesse nadar, eu tiraria maria do fundo do mar.

Siri prá cá, siri pra lá, maria é bela e quer casar.

Algumas cantigas infantis são bem sarcasticas e ironicas, e possui um lado triste e obscuro. E você? Ja ouviu alguma cantiga?

Nenhum comentário:

Postar um comentário